Vigilância Sanitária destaca proibição de festas e vai reforçar fiscalização
A diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, destacou na manhã desta quarta-feira (02) que o novo decreto estadual com medidas sanitárias proíbe a realização de qualquer tipo de festas e eventos, até mesmo os particulares e realizados em ambientes domésticos. A medida atende as recomendações das autoridades sanitárias e visa conter o avanço da Covid-19 no território piauiense.
Tatiana Chaves lembra que o documento retirou os limites quantitativos de pessoas para eventos, como acontecia nos decretos anteriores publicados durante a pandemia.
“Nós retiramos do decreto limites quantitativos de pessoas em eventos. Nesse sentido, não deve ocorrer nenhum evento, para que a gente possa realmente reduzir a transmissão do vírus e continuarmos o nosso retorno de forma normal de todas as atividades. A ideia é reduzir os riscos pensando na saúde dos piauienses”, destacou.
Para garantir o cumprimento das medidas, o trabalhos de fiscalização devem ser reforçados, na capital e no interior, com apoio de órgãos de segurança, como a Polícia Militar.
Ainda segundo a diretora da Vigilância Sanitária, as recomendações do Comitê de Operações Emergenciais (COE), adotadas no decreto estadual, têm como base a avaliação do cenário epidemiológico. “Hoje nós temos o número de casos aumentando, alta transmissão, aumento do número de leitos clínicos e de UTI ocupados”, lembrou.
Tatiana Chaves também defendeu a necessidade do apoio da população no cumprimento das medidas. “A expectativa é que a gente consiga interromper a cadeia do ciclo de transmissão do vírus nesses 15 dias. Por enquanto, solicitamos o apoio dos cidadãos piauienses nesses protocolos”, disse.
Jogo cancelado
A diretora da Vigilância Sanitária também explicou o cancelamento da partida entre River e Fluminense, que aconteceria na noite de ontem no Lindolfo Monteiro, pelo campeonato piauiense. Após atletas do River testarem positivo, as autoridades de saúde determinaram o adiamento do jogo.
Segundo Tatiana Chaves, o mesmo protocolo será adotado nas demais partidas, que poderão ser canceladas após casos positivos de covid-19 serem identificados nos elencos.
“Nós temos a apresentação do cartão de vacina para todos que vão adentrar o estádio, toda equipe técnica, todos os jogadores e seus suplentes. Além do cartão, deve haver a testagem da equipe. Esses testes dando positivo, ocorre da mesma forma o procedimento”, explicou.