DestaquePolítica

W. Dias sobre expectativa para aprovação da Sputnik pela Anvisa: “Esperamos que não tenha nova invenção”

O governador Wellington Dias (PT), nesta segunda-feira (24/05), demonstrou expectativas pela aprovação da vacina russa, a Sputnik V, após entrega do último relatório técnico à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi enviado pelos estados da Bahia e do Maranhão. O chefe do Executivo piauiense ainda acrescentou esperar que “não tenha mais nova invenção” e que “tudo o que foi pedido foi entregue”.

“[…] Esperamos agora que não tenha mais nova invenção, porque tudo que foi pedido foi entregue para que tenhamos uma posição definitiva da Anvisa”, declarou. 

Recentemente, a agência reguladora vetou pedido feito por 14 estados brasileiros para importação emergencial de quase 30 milhões de doses da Sputnik. O primeiro lote do imunizante, que seria entregue em 29 de abril, foi perdido. Segundo a imprensa nacional, pelo menos 100 mil doses serão exportadas para países vizinhos da América do Sul, já que o Brasil ainda não a aprovou para uso interno.

Na declaração, Wellington Dias comentava sobre a presença de novas variantes do coronavírus no Brasil. A exemplo, a variante B.1.617, originária da Índia, e que foi confirmada no estado vizinho, Maranhão. Para o gestor, a única saída é vacinação contra a Covid-19. De acordo com Dias, que é presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática Estratégia para vacina do Fórum dos Governadores, o objetivo é que o Brasil faça o maior número de contratos para aquisição de vacinas em maio.

“Não tem jeito, a saída é mais vacina. Estamos trabalhando para que o Brasil possa realizar em maio o máximo de contratos de antecipação de vacina, seja com os EUA a Pfizer da Janssen , OMS, a liberação da Sputnik […] Precisamos de um plano para acelerar a vacinação para vários grupos de comorbidades e áreas como a Educação e imunização de professores para que possamos ter mais vacina e garantir a parte do social”, avaliou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *