Hospital de Urgência de Teresina registrou 58.345 atendimentos de alta e média complexidade em 2022
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), considerado a maior emergência pública do Piauí, fechou o balanço do ano de 2022. Os números mostram o grande esforço de médicos, enfermeiros,
gestores e demais servidores da instituição.
A unidade de saúde registrou 58.345 atendimentos de alta e média complexidade, que equivale a 8% a mais em relação ao ano de 2021. Foram 21.748 internações e 15.611 cirurgias, com destaque de 60% para as intervenções ortopédicas, números superiores ao balanço anterior.
No pronto atendimento, que corresponde às entradas nas salas verde, vermelha e de trauma, os acidentes de trânsito com motos lideraram como principal causa específica. Outro ponto que teve destaque foi o grande número de atendimentos no serviço de urgência em oftalmologia. Ao todo foram 9.545 entradas nesse ambulatório em 2022, tendo como principais registros dor ocular e retirada de corpo estranho no olho.
O serviço de exames de imagens do HUT realizou 148.345 exames entre raios-x, tomografias, ultrassom e biópsias. O espaço emite resultados para pacientes em tratamento na unidade e usuários
regulados da rede hospitalar municipal.
Durante o período de Natal e Ano Novo, que corresponde aos dias 21 de dezembro ao dia 1º de Janeiro de 2023, o HUT registrou número superior de 19% ao igual período do ano passado em vítimas de acidentes de trânsito.
Atualmente, o HUT possui 375 leitos e conta com diversas especialidades como: Ortopedia, Traumatologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Cirurgia Vascular, Urologia, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Cirurgia Plástica restauradora, Tratamento de Queimados, Endoscopia terapêutica avançada, Hemodiálise, entre outros.