EUA: Kamala Harris e Donald Trump empatam na primeira urna apurada
A primeira urna das eleições presidenciais dos Estados Unidos foi aberta nesta terça-feira (5) na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. A votação começou pontualmente à meia-noite, horário local (2h em Brasília), e encerrou-se poucos minutos depois. O resultado mostrou um empate entre Kamala Harris e Donald Trump, com 3 votos cada.
Dixville Notch é famosa desde os anos 1960 por ser a primeira localidade a iniciar a votação presidencial no país. Com um número reduzido de eleitores, a contagem dos votos ocorre imediatamente após o fechamento das urnas.
Localizada no condado de Coös, próximo à fronteira com o Canadá, a comunidade contou com apenas cinco eleitores nas eleições de 2020, ocasião em que todos os votos foram para Joe Biden. Em 2016, Hillary Clinton obteve 4 votos, enquanto Trump recebeu 2. O último empate registrado em Dixville Notch ocorreu em 2012, quando Barack Obama e Mitt Romney receberam 5 votos cada. Naquele ano, Obama foi reeleito com ampla margem.
Empate inicial entre Kamala Harris e Trump
De acordo com o Censo de 2020, Dixville Notch tem uma população oficial de apenas quatro pessoas. Apesar de pequena, a comunidade atrai turistas por abrigar um parque estadual e um resort.
No restante de New Hampshire, as urnas devem abrir às 11h (13h em Brasília), e outros estados da costa leste dos EUA iniciam a votação entre 5h e 7h, horário local. Embora o empate em Dixville Notch tenha sido registrado, o estado de New Hampshire geralmente favorece o Partido Democrata, e a expectativa é que Kamala Harris conquiste os quatro delegados locais.
Quando o resultado será anunciado?
As últimas urnas devem ser fechadas às 2h de quarta-feira (6), horário de Brasília, no Havaí. No entanto, resultados preliminares podem ser divulgados a partir das 20h desta terça-feira em alguns estados, como Indiana e Kentucky.
Ainda não há previsão exata para o anúncio oficial do resultado das eleições presidenciais dos EUA, uma vez que cada estado possui regras de apuração distintas, o que pode influenciar o tempo de contagem dos votos. Projeções indicam que até a tarde de quarta-feira (6) já pode haver um indicativo do vencedor, mas eventuais atrasos são possíveis devido à expectativa de uma disputa acirrada.
Em 2020, por exemplo, Joe Biden foi declarado vencedor apenas quatro dias após a votação. Em 2016, Donald Trump foi anunciado como eleito na madrugada seguinte ao dia da eleição.