Final do Campeonato Piauiense 2021, com a presença dos Presidentes da CBF e FFP
Grande final do Campeonato Piauiense
A final vai contar com presença do presidente da CBF Rogério caboclo, e do presidente da FFP do Piaui , Robert Brawn Carcará, a entrega do trófeu será pelas mãos do empresário Jesus Elias Tajra Filho.
A Principal Personalidade do Futebol Brasileiro
Principal pernalidade do Futebol Piauiense
Robert Brown Carcará assumiu as atividades como novo presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP) em Novembro de 2018, e com sua experiencia no meio politico do futebol foi logo tratando de viajar ao Rio de Janeiro, o dirigente esteve em reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e assim foi iniciando seu mandato como presidente e principal articulador do futebol piauiense.
O último capítulo do Campeonato Piauiense 2021 será conhecido neste sábado (22). Altos x Fluminense acontece a partir das 15h30, na Arena Ytacoatiara, em Piripiri. O jogo decide quem irá ficar com o Troféu Jesus Elias Tajra. O Altos busca seu tricampeonato e entra em campo em vantagem, pois venceu o primeiro jogo por 2 a 1. O Fluminense quer cravar seu retorno a elite do futebol piauiense com um título, mas para isso vai precisar vencer por um gol para levar a disputa aos pênaltis e por pelo menos dois para ser campeão no tempo normal.
O símbolo de vitória será entregue ao campeão piauiense que esse ano se chama – Troféu Jesus Elias Tajra. A homenagem é ao empresário, político, advogado e jornalista do Piauí, mas especialmente um homem apaixonado pelo esporte e futebol do estado.
Sempre dividindo sua paixão pelo esporte com diversas atividades, Jesus Tajra foi deputado estadual, federal e chegou a ser prefeito de Teresina no ano de 1982, mas o esporte e em especial o futebol tem capítulos importantes nesta trajetória. No ano de 1964 se tornou presidente Flamengo-PI e o que tem de especial neste momento foi a quebra de hegemonia do até então ‘Eterno Campeão’ River, que vivia uma sequência de seis títulos estaduais e era hexacampeão.
“O doutor Jesus formou um time forte e responsável por interromper caminhada do River e não satisfeito seguiu a frente da presidência do Flamengo e no ano de 1965 foi bicampeão Piauiense e essas duas conquistas provocaram mudanças no futebol piauiense, principalmente porque o retorno dessa rivalidade aumentou muito o público nos estádios. O Lindolfo Monteiro começou a ficar pequeno para os clássicos”, lembra Dídimo de Castro, cronista esportivo do grupo Cidade Verde.
O político e empresário também esteve presente em vários outros bons momentos do esporte local e foi presidente CMAPI, órgão da prefeitura de Teresina que era voltado ao trabalho com o esporte, uma espécie de versão antiga da atual Semel. Jesus Tajra chegou a ser presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí.
Nos anos 70 foi fundador da FAGEPI, que hoje em dia se chama FUNDESPI, Fundação Municipal de Esporte e Lazer, e fez parte do conselho de administrativo responsável pela construção do estádio Alberto Silva, o Albertão.
Paralelo a esses trabalhos de atuação direta entre esporte e política a área de comunicação teve seu peso e foi atuante. Chegou a ser diretor geral da Rádio Pioneira e sempre deu um apoio e grande força ao esporte em especial o do Piaui. Em 1986 inaugurou a TV Pioneira, que depois passou a se chamar TV Cidade Verde que deu grande espaço e cobertura aos fatos de esporte.
“Até hoje quem entra ou acompanha o grupo Cidade Verde pode perceber esse grande apoio ao esporte e sempre foi assim em todas as suas plataformas de comunicação”, acrescentou Dídimo de Castro.
O Campeonato Piauiense tem previsão de encerramento no dia 30 de maio. A competição terá na sua final os dois times fazendo jogos de ida e volta e o campeão terá vagas nas competições nacionais da temporada 2022 – Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.
Por Beto Loyola com informações Cidadeverde.com