DestaquePolicia

Governo oficializa formatura e nomeação de 207 policiais penais

O Governo do Piauí oficializou na manhã desta quinta (20) a formatura e a nomeação de 207 novos policiais penais que atuarão no sistema prisional do estado. Os agentes serão integrados de forma imediata às 16 unidades e farão parte da de um processo de reconstrução do sistema. Além da formatura o governo realiza uma serie de atividades no âmbito da 12ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça. Ainda pela manhã o gestor inaugura a reforma da Colônia Agrícola Major César, em Altos, e a central de monitoramento eletrônico na capital.

O governador Rafael Fonteles valorizou a convocação dos profissionais.

“Muito feliz aqui de estar ao lado do secretário Carlos Augusto nessa solenidade de formatura e já a nomeação desses 207 novos homens e mulheres que vão compor nossa polícia penal. Nós temos feito todo um esforço para melhorar, modernizar e ampliar o nosso sistema penitenciário, inclusive com a meta de ter atividades de educação e trabalho em todas as unidades. E, portanto, esse trabalho dos policiais penais é essencial para a gente garantir que o processo de ressocialização aconteça”, afirmou.

O secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, explicou como serão alocados os novos policiais penais.

“Estamos formando o dia de hoje muito importante para nós que estamos na administração carcerária do estado do Piauí, na administração penitenciária, onde o déficit, certamente, de policiais persiste há muito tempo. Essa é a maior turma já formada na história da Polícia Penal. Todos eles vão servir, de certa forma, imediata após a nomeação pelo governador Rafael Fonteles, nas nossas 16 unidades, seguir aqui num cronograma de reconstrução do nosso sistema, de reestabelecimento do sistema de cumprimento de pena”, disse o gestor.

Presente na solenidade através da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o governo federal sinalizou uma ampliação da parceria com estado após as inaugurações.

“Essa convocação significa um sistema penitenciário com mais segurança, com pessoas que possam trabalhar também pela ressocialização da população prisional aqui do Piauí. Nós estamos aqui também ratificando a nossa parceria com o governo do Estado na questão dos investimentos federais, hoje nós vamos inaugurar uma ampliação da unidade semiaberta, vamos inaugurar uma central de monitoramento. Temos um investimento de quase 50 milhões de reais para um reforço importante”, concluiu André Garcia, Secretário do Senappen.