CidadeDestaque

Paróquia de Alto Longá pede ajuda para as obras de restauração

A História de Alto Longá data do início do século XIX quando o Capitão Benedito Brito era tio de Maria Vitória de Brito avó do jornalista, colunista e cronista social Beto Loyola que já foi vereador da cidade.

O  Capitão Benedito Brito fixou residência e situou uma fazenda de gado, a pequena distância do rio Gameleira, junto a um olho d’água que, durante muito tempo, abasteceu a população local. Foi construída uma capela consagrada a Nossa Senhora dos Humildes, tendo o fundador doado, além do patrimônio territorial, muitas cabeças de gado. Em 1870 foi criado o Curato dos Humildes, posteriormente, transformado em Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes.

Pela atuação do então Juiz da Comarca de Oeiras – Eneas José Nogueira – a Assembléia Provincial aprovou a elevação do povoado à categoria de vila, cuja instalação se deu em abril de 1877. Em 1875, existiam no povoado dos Humildes apenas três casas de telha e uma pequena capela. Em janeiro de 1890 a Vila teve o seu nome mudado de Humildes para Alto Longá, em decorrência de sua proximidade das nascentes do rio Longá.

Alto Longá foi extinto em junho de 1931, tendo seu território passado a integrar o Município de Altos até agosto de 1934, quando foi restaurada a sua autonomia administrativa.
Hoje o Padre Luís Gomes, que está a frente da Paróquia de Alto Longá pede ajuda para as obras de restauração, que necessita urgentemente de melhorias em toda sua estrutura física, bem como a troca de equipamentos, sistema de som e climatização. Segundo ele, tudo será concretizado se contar com doações de fiéis em tempo recorde, afinal de contas, faltam falta um mês para os festejos de Nossa Senhora dos Humildes no mês de dezembro próximo. As obras estão em andamento, mas faltam recursos suficientes. Por isso, ele apela para a sensibilidade do povo de Alto Longá. Neste caso, Luís Gomes intensifica visitas a empresários, políticos, autoridades e até mesmo pessoas comuns visando arrecadar recursos que garantam a conclusão da obra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *