DestaquePolítica

Vereadora Pollyanna Rocha promoverá Audiência Pública para discutir políticas de Emprego e Renda para jovens

Nesta quarta-feira (4), a vereadora Pollyanna Rocha apresentou requerimento para realização de Audiência Pública que tratará sobre a execução de políticas de Emprego e Renda com foco na juventude teresinense. O requerimento foi aprovado por unanimidade e foi subscrito pelos vereadores Alan Brandão, Dudu Borges, Fernanda Gomes, Jeová Alencar, Venâncio Cardoso e Vinício Ferreira.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1 em cada 4 jovens brasileiros entre 15 e 24 anos vivem sem acesso a estudo e trabalho. Os números fornecidos pelo IBGE mostram que a taxa de desemprego de jovens entre 18-24 anos no primeiro trimestre de 2013 foi de 16,4%. No primeiro trimestre de 2019, esse número já havia subido para 27,3%. No terceiro semestre de 2020, esse número chegou a 29,7%, aspecto acentuado pelo desafio da transição para o mercado de trabalho no contexto da pandemia do Coronavírus.

Para a vereadora Pollyanna Rocha, ao analisar estes dados nacionais, observa-se que o problema também se reflete em nível municipal. “É crucial abordarmos a empregabilidade jovem em nossa cidade. Discutir a juventude não significa apenas olhar para o futuro, mas acima de tudo, é analisar o nosso presente. O que podemos fazer, a partir de hoje, para garantir mais oportunidades aos nossos jovens?”, indaga a vereadora.
Ainda sem data definida, durante a Audiência Pública serão discutidas diversas questões, entre as quais a transição escola-emprego e a inclusão produtiva pela via do empreendedorismo a fim de que estes pontos possam ser usados a favor da juventude teresinense, que merece e precisa de um futuro digno e com oportunidades.

Serão convidados a fazer parte do evento, a Secretaria Municipal de Juventude, a Fundação Wall Ferraz, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo além de ONGs e instituições da iniciativa privada.

De acordo com Pollyanna Rocha, debater a temática de Emprego e Renda para juventude teresinense faz-se extremamente necessária, especialmente neste período pandêmico. “Minha fala está embasada naquilo que observo diariamente. Por onde ando percebo a vulnerabilidade econômica dos jovens e a ausência de oportunidades de trabalho. Por acreditar no papel da juventude e ter certeza que eles merecem um bom futuro, quero promover esta discussão”, concluiu a vereadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *